Update traz mudanças em segurança e privacidade, além de novos recursos em notificação e suporte para novos formato de mídia
O Google anunciou nesta quinta-feira (18) a primeira prévia do Android 12 para desenvolvedores, edição do sistema que busca reunir feedback de programadores ao atualizarem seus aplicativos para a nova versão do Android. Apesar de ser ainda o estágio inicial da atualização, já é possível conferir algumas mudanças esperadas para o novo Android, como melhorias em privacidade, suporte para novos reformatos de mídia e novos aprimoramentos em notificações de apps. A expectativa é que a edição estável do sistema comece a ser liberada para todos os usuários em meados de setembro.
Dentre as novidades confirmadas pelo Google para a primeira prévia do Android 12 estão mudanças voltadas para a segurança, principalmente para usuários de smartphones de empresas, com recursos capazes de simplificar senhas de perfis de trabalho e outras funções de gerenciamento.
Segundo testes do site especializado 9to5Google, serão introduzidas melhorias nas dos apps, devem abrir mais rapidamente os aplicativos, além de trazerem mais informações. Também serão suportados novos formatos de mídia, capazes de garantir melhor definição e compressão de imagens.
Uma série de vazamentos noticiados por sites especializados apontam que o update trará uma interface completamente nova para o Android, além da possibilidade de customizar áreas do sistema, modificando cores de painéis como as Configurações Rápidas Especula-se que o Android 12 também vai trazer um recurso similar do App Tracking Transparency da Apple, e os alertas na barra de notificações quando um aplicativo acessar a câmera e o microfone do aparelho – recurso trazido com o lançamento do iOS 14.
O Android 12 está disponível para o download por desenvolvedores em celulares Google Pixel, incluindo modelos como o Pixel 3, 3 XL, Pixel 3A e 3A XL, Pixel 4 e 4 XL, Pixel 4A e 4A 5G e Pixel 5. Neste primeiro momento não é recomendado que usários com dispositivos suportados testem o serviço, já que a prévia é voltada exclusivamente para desenvolvedores. O update também não é sugerido em celulares de uso pessoal, uma vez que o Android pode apresentar possíveis bugs e problemas neste estágio inicial.
Segundo o cronograma de lançamento do Android 12, serão disponibilizados primeiramente três prévias para desenvolvedores nos meses de fevereiro, março e abril. Em maio, começa o período de testes de usuários da versão beta, que deve seguir até o mês de agosto. A versão estável do sistema operacional ainda não tem data prevista de lançamento, mas é possível que o Android 12 esteja disponível para o público em geral em meados de setembro deste ano.
Fonte: TechTudo