O Android 12 pode tornar nativa mais uma função que já é comum nas versões modificadas do sistema. Segundo o XDA Developers, a Google pretende implementar um modo de uso com tela reduzida na próxima versão do sistema operacional para smartphones.
De acordo com o site, a Google está trabalhando para implementar a novidade no sistema operacional AOSP (Android Open Source Project). Ou seja, a função poderá ser utilizada por qualquer fabricante que adotar a edição de código aberto do SO.
Os códigos descobertos pelo XDA Developers não revelam muitas informações sobre como será o modo de tela reduzida nativo do Android 12. Porém, não existe muito mistério no funcionamento da ferramenta de acessibilidade.
Ferramenta popilar
O modo de uso com uma mão já é utilizado por diversas interfaces modificadas do Android, incluindo soluções de fabricantes como Xiaomi, ASUS, Huawer e Oppo. A função reduz o tamanho da área útil do celular em aproximadamente 40%, o que permite acessar todas as funções exibidas no display em celulares com telas maiores.
Apesar de diversas fabricantes já entregarem o modo de tela dividida, a adoção da função de maneira nativa no Android 12 pode amplificar o alcance da ferramenta. A solução pode consumir menores recursos e ser utilizada por fabricantes de pequeno porte, além de aparecer em distribuições mais limpas do sistema operacional.
O Android 12 deve ser lançado no segundo semestre de 2021, mas o Google trará mais novidades sobre o sistema em breve. Recentemente, um vazamento até relevou como pode ser a interface da nova edição do SO para celulares.
Fonte: TecMundo