Capturas de tela estendida, novas configurações de Internet e dois aplicativos na mesma tela estão entre as principais novidades do software
O Android 12 pode alertar quando um aplicativo acessa a área de transferência do celular, de forma parecida com a função lançada no iOS 14 pela rival Apple. Esse e outros recursos foram flagrados pelo site especializado XDA Developers nesta terça-feira (13). As novidades da terceira prévia do Android 12 voltada para desenvolvedores foram expostas ao portal antes do lançamento oficial por uma fonte que não quis ser identificada.
Entre as novidades divulgadas para o novo Android estão mudanças na interface, funções e nos recursos de privacidade. A apresentação completa do sistema acontecerá na Google I/O 2021, evento virtual gratuito realizado pelo Google entre os dias 18 e 20 de maio. Como o Android 12 ainda está na fase de testes da versão beta, não é garantido de todas as funções descobertas serão disponibilizadas na edição final do sistema.
O Android 12 deve estrear uma notificação que será exibida toda vez que o usuário copiar algum conteúdo para a área de transferência do celular. Assim como na atualização mais recente do iPhone (iOS), a função consiste em um banner que aparece no topo da tela, mas, diferente do sistema da Apple, a ferramenta poderá ser desativada a partir das configurações do Android.
A ferramenta de captura de tela deve trazer novidades no Android 12 com a opção de tirar screenshots de páginas inteiras, incluindo no print até mesmo conteúdos que não estão em exibição no display. O recurso funciona a partir da visualização da página por completo, permitindo que o usuário selecione manualmente a área que deseja salvar a captura de tela.
O recursos para dividir a tela no celular e exibir dois aplicativos ao mesmo tempo também deve ganhar melhorias no Android 12. A função passa a deixar escolher manualmente o tamanho das telas, e a ordem dos programas em exibição. Usuários de tablets com Android também poderão configurar duas telas iniciais do aparelho.
As redes sem fio mudaram de nome no Android 12. A aba de configurações do Wi-fi deve passar a ser chamada apenas de “Internet”, para tomar o uso do sistema algo mais intuitivo.
Pensando na chegada do 5G, os desenvolvedores do Google implementaram a função “Compatibilidade estendida” na atualização do Android 12. O mecanismo permite diminuir a frequência de um ponto de acsso de 5 GHz para 3 GHz, permitindo que aparelhos mais antigos se conectem à rede.
A Google Assistente terá mais uma forma de ser iniciada no Android 12, segurando o botão de liga/desliga do celular. O serviço atualmente pode ser ativado pelo botão de início, ou dizendo “Ok Google”.
Mudanças no design do Android 12
A barra de controle de volume e de brilho da interface mudaram, com aparência mais grossa e redonda nas pontas. O gerenciamento do brilho ganhou uma animação que a barra afina de acordo com a quantidade de iluminação diminuída, e a barra de volume muda de cor para combinar visualmente com o app aberto.
O efeito de carregamento dos celulares com Android 12 ganhou o estilo cascata. O desenho começa da parte inferior da tela e sobre para todo o display em segundos. Efeitos de rolagem de tela e o painel de aplicativos também receberam mudanças.
Com informações de XDA Developers, Android Authority, Android Community, MacRumors