Rumores apontam abandono de projetos e prejuízo bilionário. Portal estrangeiro noticiou conversas com grupo vietnamita e Volkswagen.
A LG pensa em abandonar de vez a indústria de celulares. Após rumores de abandono de projetos e prejuízo bilionário, não é mais novidade que a sul-coreana vem enfrentando uma crise no setor de smartphones. Há algum tempo, o grupo vinha tentando vender a operação para a empresa vietnamita Vingroup e a Volkaswagen. De acordo com relatório do portal dongA, no entanto, as conversas não vingaram e a saída do mercado se tornou a única opção.
No início do ano, a LG apresentou o projeto para um celular enrolável, o LG Rollable. Inovador e audacioso, o plano repercutiu positivamente para a fabricante, mas boatos de que ele seria cancelado juntamente com outros lançamentos futuros se tornou o estopim das especulações de abandono da indústria.
O Rollable faz parte de um projeto da fabricante que visa desenvolver celulares com formatos diferenciados e trazer novas experiências aos consumidores. O enrolável seria o segundo dispositivo do programada. O primeiro, o celular de tela giratória LG Wing, foi lançado no fim do ano passado e contribuiu para a entrada otimista da LG em 2021.
Outro projeto supostamente adiado, foi o do aguardo LG Rainbow, sucessor do LG Velvet. A fabricante, contudo, nega ter abandonado qualquer um de seus futuros lançamentos.
A LG por ora nega as especulações de sua saída do mercado, mas não é difícil acreditar que isso venha a se concretizar. A fabricante conta com uma participação muita pequeno e já tem a fabricação de seus aparelhos básicos e intermediários terceirizada por empresas chinesas. A dongA afirma, inclusive, que a falta de sucesso nas negociações de venda se deve ao fato da empresa pedir um preço muito alto.
Este não é a primeira vez que rumores como esse circulam a internet. No final de fevereiro, surgiram boatos de que a empresa poderia deixar o segmento de smartphones por conta de um prejuízo bilionário. A LG teria acumulado desde 2015 um prejuízo de US$ 4,5 bilhões (cerca de R$ 25 bilhões em conversão direta). Por essa razão, a fabricante estaria tendo dificuldades para competir com rivais como Apple e Samsung.
Com informações de TechRadar e dongA