A montadora Tesla está encontrando mais dificuldades do que esperava no mercado chinês. Depois de ser questionada por falhas em carros produzidos no país, agora a fabricante começou a ser superada em vendas por uma companhia local.
O novo rival é o modelo Hon Guang Mini EV, da montadora estatal SAIC Motor, criada a partir de uma submarca da GM. Ele tem sido preferido inclusive pelo preço: 28.800 yuans, o equivalente de R$ 24,1 mil reais, com uma versão um pouco mais cara que acompanha ar-condicionado.
Segundo a BBC, em janeiro de 2021, o veículo chinês vendeu o dobro da Tesla – mesmo sendo superado pela rival em termos técnicos, como velocidade máxima e até autonomia da bateria. O diferencial é mesmo o valor, já que o Model 3 custa até 250.000 yuan (cerca de R$ 209 mil) na região.
Nos sete primeiros meses de venda, foram vendidas 127.651 unidades, sendo que a curva iniciada no final do ano passado segue em alta.
O modelo é vendido no país desde julho do ano passado e foca não só na economia, mas também em comodidade para uso em espaços urbanos e deslocamentos curtos, como o trajeto de ida e volta para o trabalho. Uma expansão para a Europa em parceria com montadoras da região já é considerada.
A pandemia da covid-19 prejudicou a expansão do mercado de automóveis elétricos na China, mas superação do momento de maior crise reaqueceu o setor.
Fonte: TecMundo