Empresa chinesa segue passos da Xiaomi
A empresa chinesa de celulares Oppo anunciou um novo projeto de aparelho para recarga à distância, chamado de The Flash iniciative. Lançado no Youtube, o vídeo promocional mostra o que parece ser um tapete que recarregue o celular pelo ar, sem a necessidade de deixar o aparelho em contato direto com o dispositivo.
O modelo foi representado durante a abertura da feita MWC Xangai 2021, apenas um mês após a Xiaomi anunciar sua tecnologia para recarregar celular á distância. Diferentemente do modelo anunciado agora, a Xiaomi propôs um carregamento simultâneo e de até cinco metros distante da base.
O dispositivo da Oppo recebeu o nome de Wireless Air Charging e permite o carregamento à distância de aparelhos. No vídeo, é possível ver um Oppo X 2021, celular com tela retrátil e expansiva da fabricante, sendo recarregado sem fio sobre a superfície do gadget.
Mesmo ao ser levantado por vários centímetros, o smartphone continua exibindo o ícone de carregamento no canto – isso indica que o modelo deixa usar o telefone enquanto este é carregado sem a presença de fios.
De acordo com a Oppo, o sistema permite carregar dispositivos pelo ar a uma distância de até 10 centímetros, fornecendo 7,5W de potência, valor baixo para os padrões atuais.
No mês passado, a Xiaomi anunciou que está trabalhando em uma tecnologia capaz de abastecer várias dispositivos, simultaneamente, a alguns metros de distância. Apesar de fornecer apenas 5 W de potência, o protótipo da Xiaomi se difere do modelo da Oppo porque permite que os usuários se movam a uma distância de até cinco metros.
O aparelho funciona com base na posição espacial e na transmissão de energia e tem cinco antenas que determinam a posição do aparelho, além de 144 antenas que transmitem direcionalmente ondas milimétricas por feixes magnéticos.
Por enquanto, não há mais informações sobre o funcionamento do dispositivo da Oppo. Contudo, os dois modelos continuam sendo apenas protótipos e não tem data para serem lançados.
A Xiaomi também está desenvolvendo uma solução de carregamento sem fio de 80W, anunciada poucos meses após a Oppo revelar sua tecnologia de carregamento sem fio de 65W.
Com informações de The Verge e XDA Developers