Google mostrará se página é confiável e segura antes de o usuário clicar no link
O Google está mudando a forma de exibir os resultados de pesquisa no buscador. Desde a última segunda-feira (1), usuários dos Estados Unidos estão visualizando um novo ícone de menu ao lado dos sites encontrados. O recurso permite que as pessoas encontrem informações sobre a procedência e a segurança das páginas. O objetivo é que os visitantes se sintam seguros antes de clicar em um link, de modo que não seja preciso pesquisar a reputação do veículo em uma nova busca.
A ferramenta está sendo lançada em um momento em que outros buscadores estão ganhando mais usuários no mundo. É o caso do serviço DuckDuckGo, motor de busca que promete mais segurança e maior proteção dos dados. Esse fato poderia estar motivando o Google a investir mais nesse quesito dentro de sua plataforma. Ao TechTudo, o Google confirmou que não há previsão da chegada da função ao Brasil.
No novo recurso, as informações de segurança são exibidas em um balão na parte inferior da tela. Quando disponível, o Google exibirá uma descrição do site retirada da Wikipédia para que o usuário saiba se a página é confiável. Caso não haja registro do site no catálogo da enciclopédia, o buscador mostrará quando o site foi indexado pela primeira vez pelo Google.
A nova ferramenta está disponível ao clicar em um menu no canto direito do resultado. Ela também deve mostrar informações contextuais adicionais, como o aviso de conexão segura com base no uso do protocolo HTTPS. Nos casos em que os resultados de busca forem listas de emprego ou listas de empresas, o Google exibirá informações sobre como foi feita a captação desses itens na web.
Além das informações sobre as páginas, o novo menu também deve oferecer um botão para que o usuário acesse rapidamente suas opções de privacidade nas configurações do navegador, além de um indicativo de transparência, que informa o usuário sobre como funciona a busca do Google.
O novo recurso está disponível em inglês nas versões do Google para web, nos navegadores dos celulares e no aplicativo do buscador para Android. Assim como acontece em todos os serviços em fase de lançamento, a ferramenta está sendo liberada aos poucos para os usuários, e inicialmente apenas nos Estados Unidos. O Google não informou quando a opção será disponibilizada em outros países.
Fonte: TechTudo