O PIN é um código pessoal que ajuda a manter informações do celular em sigilo. Cada operadora tem um número padrão que pode ser modificado.
O PIN é um código que acompanha o chip do celular e que ajuda a manter o aparelho seguro. Quando ativado, o número impede que o celular realize determinadas funções sem informar o código, sendo ideal para manter informações sigilosas bem aguardadas. Pensando nisso, o TechTudo separou informações sobre esse número e ainda como ativar o número PIN de cada operadora.
O que é PIN
Ao comprar um chip novo de celular, é muito provável que ele venha em um envelope ou cartão plástico e que tenha um número gravado no verso. Esse código é o PIN, que quer dizer Personal identification Number ou Número de identificação pessoal. Isto quer dizer que o PIN é um número que identifica o chip de celular e que protege os dados e informações.
O PIN é uma senha pessoal que pode bloquear ou desbloquear o cartão SIM, ou seja, é possível adicionar uma camada extra de segurança ao chip. Toda vez que o usuário reiniciar o telefone ou colocar o chip em outro aparelho, o usuário precisará digitar a senha.
Geralmente, os chips vêm com dois códigos gravados: o PIN1 e o PIN2. O primeiro é a senha que bloqueia o acesso ao telefone, ligações, SMS e chamadas de emergência. Já o PIN 2 é usado para bloquear serviços e aplicativos específicos que o usuário escolher, como lista de contatos e redes de internet, entre outros.
Esse código é uma boa maneira de manter algumas informações do celular em sigilo, longe do alcance de terceiros. Ele impede que outra pessoa tente usar o telefone para fazer ligações e receber mensagens, por exemplo.
O que é PUK
Caso o usuário digite a senha PIN incorretamente três vezes seguidas, o chip será bloqueado e só será possível recuperar o acesso por meio de otra senha: a PUK. Esse código significa PIN Unlock key, ou Chave de Desbloqueio do PIN, e serve como uma segunda chave de segurança do chip.
Assim como o PIN, o PUK vem impresso no verso do chatão do chip, muitas vezes escondido sob uma tarja preta que pode ser raspada com um objeto de metal. Assim, se uma pessoa tentar acessar algumas informações do celular e inserir várias vezes a combinação errada do PIN, será necessário digitar o PUK para desbloquear o chip.
O chip também pode vir com PUK 1 e PUK 2, o que significa que os números são utilizados para desbloquear o PIN 1 e PIN 2, respectivamente. É importante pontuar que, se o usuário errar 10 vezes seguidas o código PUK, o chip será bloqueado definitivamente e será preciso ir até a operadora para comprar outro chip com o mesmo número.
Como saber o número do PIN
A melhor maneira de saber o número do PIN é olhando no verso do cartão do chip. Ali é possível saber também o número do PIN 2, caso haja e do PUK 1 e PUK 2. Caso o usuário não tenha mais a embalagem do chip, há outras formas de descobrir o código.
Fonte: TechTudo.