Novas funções buscam facilitar embarque em locais de difícil acesso e de grande movimento; carteira virtual da 99 agora rende 220% do CDI
A 99 anunciou novas funções para o aplicativo de transporte para celulares Android e iPhone (iOS). Entre as novidades, há a ferramenta “Local Exato”, que tem integração com o Google Street View para fornecer imagens sobre o local de embarque, e o uso de realidade aumentada para guiar passageiros na hora de encontrar motoristas em lugares de grande movimento, como aeroportos. Além disso, o app também ganhou melhorias de interface para facilitar o acesso às funções segundo feedback de usuários.
A função “Local Exato”, baseada na integração do aplicativo da 99 com imagens do Street View do Google, deve chegar a todos os smartphones até o fim de janeiro. A foto é exibida ao pedir uma corrida, para ajudar o passageiro a visualizar o ponto de embarque. A funcionalidade também está disponível para motoristas.
Já o recurso de realidade aumentada para orientar o usuário em lugares de maior movimento começa a ser implementado no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais. A ferramenta consiste em dar ao aplicativo acesso à câmera para exibir as direções, sobrepostas aos arredores do passageiro, para que ele se guie pelo lugar e chegue ao local de embarque. Segundo a 99, o novo aplicativo não fica “pesado” no celular mesmo com a adição do Street View e da realidade aumentada.
Em entrevista ao TechTudo, o diretor-geral de Operações e Produtos da 99 Davi Miyake explicou que a realidade aumentada não requer um aplicativo extra, e a tecnologia está embutida no app da 99: “A realidade aumentada funciona em qualquer celular porque é uma camada dentro do nosso aplicativo”. A função deve ser expandida para os aeroportos de Santos Dumont (no Rio de Janeiro) e Guarulhos (em São Paulo) no primeiro trimestre de 2021, e também pode chegar a outros destinos. Vale lembrar que o aplicativo da 99 já fornece o guia de embarque para aeroportos, que traz informações em texto e foto para orientar o passageiro.
No campo de segurança, a 99 ganha o “Monitoramento da Corrida”, que usa inteligência artificial para detectar desvios no caminho e paradas inesperadas, de maneira parecida com o U-Ajuda do Uber. O aplicativo, então, confirma com o motorista e o passageiro se está tudo bem com a corrida, e dá a opção de chamar a polícia ou gravar o áudio do celular. Todas as funções de segurança da 99 ficam reunidas, no novo app, na seção “Assistente de Segurança”, que deve ser disponibilizada para todos até janeiro.
Já a carteira virtual da 99, a 99Pay, agora permite fazer transferência entre usuários, sem cobrança de taxas, e ganhou a opção de receber o troco de uma corrida como saldo na carteira. O dinheiro em conta também ganhou rendimento de 220% do CDI. Na época de lançamento da carteira, em agosto, a empresa explicou que o objetivo da novidade era diminuir a circulação de dinheiro, modo de pagamento usado em 70% das corridas do aplicativo. A 99Pay está disponível em Campinas (SP), Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT) e Uberlândia (MG).
Novidades para motoristas da 99
A principal novidade da 99 para condutores é o “Assistente de Ganhos”, função que traz dados sobre demanda de corridas e lucro do usuário de maneira integrada ao aplicativo para motoristas. O painel permite que o condutor estipule metas e saiba seu ganho médio por semana, além de receber sugestões de horários para trabalhar e alcançar o objetivo informado. Em entrevista ao TechTudo, o diretor-geral de Operações e Produtos da 99 Davi Miyake descreveu o funcionamento do recurso: “O Assistente de Ganhos ajuda o motorista a ter visibilidade do que vai acontecer em algumas horas para se planejar a médio prazo. É diferente do mapa de calor, função já disponível no aplicativo, para consultar as flutuações de demanda em tempo real.”
O aplicativo para condutores também ganha a Loja 99, que traz a venda de serviços relacionados à atividade de direção, como troca de óleo, compra de celulares e seguros, de acordo com vendas parceiras da 99. A Loja 99 tem lançamento previsto para o próximo dia 15, inicialmente nas cidades de Santos e Jundiaí, em São Paulo.
99 na pandemia
A empresa revela que as corridas chegaram a cair 70% com a pandemia de Covid-19 e, no momento, recuperaram-se cerca de 5%. Entre as novidades anunciadas pela 99 neste ano há, por exemplo, o lançamento das categorias 99Entrega (para envio de objetos) e 99Poupa (com opções baratas de corrida em horários de menor demanda), além dos testes do 99Carona. “Não tínhamos planos de lançar tantas categorias tão rápido, mas fizemos isso para ajudar a população naquele momento”, contou Davi Miyake ao TechTudo.
Com a pandemia ainda em curso e devido à recomendação do distanciamento social, observaram-se mudanças de comportamento no uso do aplicativo da 99 este ano, diz Miyake: “Nem todos os brasileiros tiveram o privilégio de fazerem o isolamento social. Nós percebemos que em áreas centrais, como rotas de aeroporto, a 99 sofreu uma queda substancial de corridas, mas houve um aumento de mais de 40% nas periferias porque essas pessoas não tinham o privilégio de ficarem isoladas”.
Entre as medidas de higiene e segurança contra a Covid-19, está o uso obrigatório de máscaras, sanitização dos carros, instalação de divisórias plásticas nos veículos, e o lançamento do cartão de identificação para diminuir o contato entre motorista e passageiro no momento de embarque. A 99 faz parte da DiDi, aplicativo de mobilidade chinês, o que foi uma vantagem para a preparação do serviço quando a pandemia atingiu o Brasil, conforme explica Miyake: “A tecnologia que temos hoje no Brasil, como identificar se o motorista está usando a máscara, foi feita primeiro pela DiDi na China em janeiro. Várias iniciativas efetivas para diminuir o contágio, como distribuição de álcool em gel, foram pioneiras lá na China”.
Fonte: TechTudo